9 de abril de 2009

Teatro de Páscoa

Teatro de Páscoa

São representadas; ESPERANÇA, VITÓRIA, FUTURO, VIDA, ALEGRIA, CORAGEM... VINGANÇA, MORTE, SOBERBA, AUTORITARISMO, SUPERIORIDADE...

Mais a intervenção de Jesus... e cenas bíblicas.

Inicia-se com 5 (cinco) pessoas ou mais pessoas vestidas de branco com os dizeres: ESPERANÇA, VITÓRIA, FUTURO, VIDA, ALEGRIA, CORAGEM...

2 (duas) ou mais pessoas vestidas de preto, e segurando mantos vermelhos, e com os seguintes dizeres nas roupas: VINGANÇA, MORTE, SOBERBA, AUTORITARISMO, SUPERIORIDADE...

No centro do altar está JESUS observando e chorando pela vitória das forças malignas que estão por aniquilar as forças do bem... Até que...

JESUS: Afastem-se, pois eu sou o cordeiro de DEUS... O espírito do Senhor esta sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a boa notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação dos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e anunciar um ano de graça do Senhor.

(Todos se afastam, surge um lado homens bem vestidos “Doutores da Lei” e do outro vários maltrapilhos)

JESUS: (apontando para os “Doutores da Lei”) Tomem cuidado com os doutores da lei, eles fazem questão de andar com roupas bonitas e de serem cumprimentados em praças públicas. Gostam dos primeiros lugares nas sinagogas e dos postos de honra em banquetes. No entanto, exploram as viúvas e roubam suas casas. Para disfarçar, fazem longas orações. Por isso mesmo eu digo a vocês: Eles vão receber sua condenação. Pois eu digo, não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!

(Jesus se aproxima dos maltrapilhos e começa a lavar os pés de cada um)

PEDRO: Você Jesus, lavando meus pés? O que é isso?

JESUS: O que eu faço, Pedro, você não pode entender agora. Mais tarde, porém, compreenderá.

PEDRO: Mas como, Jesus, você se rebaixar para lavar meus pés? Isso não! Jamais vou permitir!

JESUS: Se eu não lavar seus pés, você não poderá ser meu amigo!

PEDRO: Então lave não somente os pés, mas também as mãos, a cabeça e o corpo inteiro.

JESUS: Aquele que tomou banho não precisa ser lavado novamente, pois já esta puro.

(Após lavar os pés de todos, os olha e diz...)

JESUS: Compreenderam o que fiz? Vocês me chamam de Mestre e Senhor, e dizem a verdade, pois eu sou. E se eu, o Senhor, lavei seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Este é o exemplo que lhes dei. O que fiz, façam também vocês.

(Todos se dirigem até o centro ao redor de JESUS, formando um banquete)

JESUS: Em verdade em verdade vos digo, Levantem-se e venham para o meio, pois muito desejei comer desta ceia convosco, antes de sofrer. Eu não mais a comerei, até que se realize o Reino de Deus.

JESUS: (tomando o pão, parte-o e distribui): Tomem e comam todos. Isto é o meu corpo que é dado por vocês.

JESUS: (Fazendo o mesmo com o vinho): Tomem e bebam todos vocês. Este é o meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que é derramado por vocês e por todos os homens para o perdão dos pecados. Façam isso para celebrar minha memória.

(Todos saem, e entra uma mulher jovem com rosto pintado com duas faces)

MULHER: É chegada a hora do Príncipe das Trevas: o justo é condenado, o pobre massacrado e o pequeno ficou indefeso. O Espírito do Mal avança a passos largos sobre cadáveres e multidões famintas. Sim, é a hora da dor e do luto. Este é o tempo dos covardes e assassinos! (enquanto ela vai falando pessoas de preto a rodeiam e ao final todos se retiram)

(Jesus está no centro do altar, nisso entra Judas com dois soldados, Judas beija Jesus, nisso os soldados prendem Jesus e a cena congela e a voz diz):

VOZ: Quantas vezes nós também encarnamos esse personagem em nossas vidas? Nós também muitas vezes negamos e traímos a Jesus! Muitas vezes fugimos dos compromissos da comunidade! E quantas vezes lançamos à morte famílias inteiras por preconceito, egoísmo, indiferença! Sim, muitas vezes nos mesmos fomos o Judas!

(Jesus é amarrado, saem todos)

(Entram 2 (duas) pessoas tristes e desanimadas, caminhando de um lado para o outro. Chega Jesus e começa a caminhar com elas)

JESUS: Tudo bem com vocês?

Pessoa 01: Que nada! Você não sabe o que aconteceu?

JESUS: Não. O que foi?

Pessoa 02: Jesus de Nazaré, um cara super-legal, em quem a gente botava a maior fé...

Pessoa 01: Pois é. A gente pensava que ele iria mudar essa situação, melhorar a vida da gente, e aí...

Pessoa 02: Aí, eles o prenderam, torturaram-no e mataram-no.

JESUS: Mas, por quê?

Pessoa 01: Por que ele falava de justiça e de fraternidade. Ele lutava para acabar com a violência e as injustiças.

Pessoa 02: Ele era amigo e companheiro. Agora, estamos desnorteados, sem esperanças!

JESUS: Ânimo, gente! Escutem amigos, eu estou com uma fome! Vocês têm alguma coisa pra comer?

(Um dos garotos abre a mochila e tira um pedaço de pão, Jesus pega-o, abençoa-o e reparte com eles. Depois vai embora. Os dois ficam com expressão de surpresa e desconfiança, saindo em seguida, conversando e discutindo)

VOZ: Não! Não pode permanecer nas sombras da morte aquele que nos deu a vida. Não pode acabar debaixo da terra aquele que nos levantou de nossa miséria! Ele foi feito para o sol, para a luz! E nós também! Ainda que as forças da morte tramem contra os pequenos, não conseguiram vencer. O ódio, a violência e a ganância de uns poucos não cantarão eternamente vitória! As sementes lançadas na terra já começam a produzir frutos. É só esperar. É só acreditar em Deus que é amor, que é Pai! Sim, o amanhã virá e será lindo. Será o nosso amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us