16 de abril de 2010

Cuidar dos órfãos, viúvas e estrangeiros

. Êxodo 22:21- 23, Deuteronômio 14:28, 29




1. Despertando a curiosidade das crianças – 5 min



Mostre uma placa de trânsito e pergunte às crianças:

Quem ja viu esta placa? O que ela quer dizer? Para que serve?

O que aconteceria se ninguém obedecesse as leis de trânsito?

Deixe as crianças expressarem suas opiniões.





Nesta rápida discussão elas devem desenvolver o conceito de que leis são importantes para proteção do cidadão, e não obedecermos as leis de trânsito pode causar desastres.




2. História bíblica – 10 min

Texto base: Êxodo capítulos 20 a 22, principalmente 22:21 -23.

A Bíblia nos conta que Deus escolheu um povo para ser o o seu povo. Deus amava muito esta povo. Deus queria que eles vivessem bem uns com os outros e fossem muito felizes. Por isto Deus chamou Moisés, o líder do seu povo, e entregou a ele as regras para que o seu povo vivesse bem.

Alguém aqui conhece os 10 mandamentos? Pois é, os dez mandamentos são regras dadas por Deus para que o povo vivesse em paz. Alguém conhecesse algum dos mandamentos? (Êxodo 20: 1 a 17).

No entanto, além dos 10 mandamentos, Deus também falou a Moisés outras regras muito importantes, que tinham que ser seguidas para que todos vivessem bem. Estas outras regras nos ajudam a entender como Deus quer que vivamos até os dias de hoje.

Naquele tempo o povo de Israel vivia em tendas, e a maioria das pessoas viviam das plantações. Então se o marido morria, era difícil para a viúva fazer todo o serviço de plantar sozinha, e por isto muitas vezes não tinha o suficiente para comer. O mesmo acontecia com os órfãos.

(Explique o que quer dizer órfão e viúva).



Muitas pessoas de outros lugares vinham morar com o povo de Deus, eram os estrangeiros. Por ser estrangeiros, eles não tinham terra para plantar, e por isto não podiam plantar para comer. Então uma das regras que Deus deu, que era MUITO importante, era para o povo não maltratar as viúvas, os órfãos e os estrangeiros, mas alimentá-los, dar comida para eles. Não cuidar de uma pessoa quando ela está precisando é maltratá-la. Deus é bom, Deus é muito bom, cuida de todos e quer que todos sejam bem cuidados.



3. Versículo – 5 min


... o estrangeiro, o órfão e a viúva ... comerão e se fartarão, para que o Senhor, teu Deus, te abençoe... Deuteronômio 14:29

 Deuteronômio 14:29. Corte o texto em pedaços e cole na lousa. Peça para as crianças lerem e explicarem o que quer dizer. Depois vá retirando palavras da lousa, uma a uma, para as crianças o versículo todo.


4. Aplicação – 10 min

Baseado na história, pergunte as crianças como poderíamos obedecer este versículo na igreja.

Existem viúvas na nossa igreja? e órfãos? e estrangeiros? Hoje em dia os estrangeiros talvéz possam ser aquelas pessoas que vieram de outra cidade e ainda não conseguiram arranjar emprego. Se não tiver viúvas ou órfãos na nossa igreja, que estão passando necessidade, será que existe alguém assim no bairro? O que as crianças poderiam fazer para cuidar destes órfãos, viúvas ou estrangeiros?

Converse com as crianças sobre este assunto. Ouça idéias das crianças e planeje alguma ação concreta que possa ser realizada durante este mês de maio. Pode ser recolher roupas, alimentos ou brinquedos para uma pessoa que esteja em situação difícil, ou talvéz fazer uma festa de aniversário para algum órfão, viúva ou estrangeiro pobre (ou alguém do interior). Se não souber de ninguém aniversariando nesta data, pode-se organizar um chá da tarde para alegrar alguém que esteja passando por situação difícil.

Estas ações sempre trazem muita alegria a quem oferta e quem recebe, e acima de tudo traz a bênção de Deus, pois estamos obedecendo um mandamento dele.



5. Atividade – 15 min

Desenho livre: Baseado na conversa e decisão feita no ítem anterior, encoraje cada criança a fazer um desenho representando a ação a ser tomada. Se for uma festa, a criança pode desenhar a festa, os comes e bebes, ou o convite. Se for juntar doações, as crianças podem desenhar as doações que pretendem arrecadar.

Encoraje cada criança a levar ao seu desenho e conversar com os pais sobre a lição. Marque um horário a realização da ação, ou um horário para planejar a realização da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us