11 de maio de 2017

A VIDA DE MOSES - EBD - LIÇÃO 1: MOISÉS COMO UM BEBÊ

Nesta série de seis semanas de lição da escola dominical sobre Moisés, as crianças aprendem que Deus intercede em nome do Seu povo, às vezes de maneiras milagrosas. Em troca, Ele espera que Seus seguidores obedecem aos Seus mandamentos sem murmurar. 
Resultado de imagem para a familia de moises

TÓPICOS

Moisés, Proteção

COMO CRIANÇAS CHEGAR (15 minutos)

Desenhe a seguinte tabela no quadro-negro
Coisas que nos protegem 
Pessoas que nos protegem
Exemplos:
Capacetes de bicicleta, cintos de segurança, luvas 
Exemplos:
Bombeiro, polícia, Deus

À medida que as crianças chegam, dê a elas uma folha de papel e peça que copiem a carta da tábua ou façam cópias já feitas antes da aula. Peça para  anotarem  coisas e pessoas que eles podem pensar em enquanto espera por todos para chegar. Quando terminarem, discuta o que todos escreveram escreva os mais originais no quadro para que todos vejam.

ORAÇÃO DE ABERTURA E LOUVOR (5 minutos)

Mais informações? Clique aqui

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR  (6 minutos)

"O meu socorro vem do Senhor, o Criador do céu e da terra." Salmos 121: 2 NVI 
Peça às crianças que encontrem este versículo em suas Bíblias, e leiam várias vezes em voz alta. Peça-lhes que fechem os olhos e tentem dizer o verso novamente.

LEITURA E DISCUSSÃO DAS ESCRITURAS (15 minutos)

Introdução: 
Hoje vamos aprender sobre o nascimento de Moisés. Moisés nasceu há muito tempo no Egito. Mas ele não era egípcio. Ele era um israelita. Naquela época, o faraó do Egito ordenou que todo bebê recém-nascido fosse jogado no rio Nilo e morto, mas as meninas poderiam viver. Isso não soa justo, não é? Você pode imaginar a tristeza que os pais tiveram quando um bebê nasceu? Mas esta é uma história sobre como Deus pode proteger o Seu próprio povo escolhido, mesmo durante os tempos do mal como este.

Leia Êxodo 2: 1-10 (A história do nascimento de Moisés) 

Questões de discussão: 
1. Em vez de jogar Moisés no Nilo, o que sua mãe fez com ele nos três primeiros meses de sua vida? Ela o escondeu. 
2. Quando sua mãe não o escondeu mais, o que ela fez com Moisés? (Colocou-o numa cesta e colocou-o entre os juncos do Nilo.) 
3. Onde a filha do Faraó encontrou o bebê? (Ao longo da margem do Nilo entre os juncos.) 
4. O que a filha de Faraó estava fazendo quando encontrou Moisés? (Banhando-se com seus servos.) 
5. Você acha que Moisés foi encontrado por acidente, ou foi o plano de Deus? (O plano de Deus.) 
6. Quem a filha do Faraó encontrou para cuidar do bebê? (A mãe dele.) 
7. Como vemos a proteção de Deus nesta história? (Deus protegeu Moisés de morrer no rio Nilo, permitindo que a filha de Faraó o encontrasse e o criasse como um egípcio.)

EXERCÍCIO DE CLASSE (10 minutos)

Moisés no Nilo (Peça para seis crianças) Clique aqui

EXERCÍCIO DE CLASSE ALTERNATIVO (5 minutos)

Harm Removed (Object Talk) Clique aqui

APLICAÇÃO (4 minutos)

Usamos muitas coisas para nos proteger, por exemplo, capacetes, luvas e casacos pesados ​​no inverno. As pessoas também nos protegem de danos, tais como bombeiros e salva-vidas. A proteção de Deus está sempre lá, mesmo quando não a conhecemos. Ele tem um plano para nós, assim como fez com Moisés. Embora as coisas possam parecer difíceis naquele tempo, Deus está sempre trabalhando em nós para o bem.
A Bíblia diz: "E sabemos que em todas as coisas Deus opera para o bem daqueles que o amam, que foram chamados segundo o seu propósito". (Romanos 8:28)
Esta semana, todos devem passar algum tempo em oração, agradecendo a Deus por Sua proteção. Lembre-se, nossa ajuda vem do Senhor, o criador do céu e da terra.

SEMANA QUE VEM

Você já ouviu falar em rosa vermelha? Volte na próxima semana e vamos aprender sobre algo tão estranho, mas muito verdadeiro.

ORAÇÃO DE FECHAMENTO (2 minutos)

Mais informações? Clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
João 4:14

E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Apocalipse 22:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

whos.amung.us